
Pois bem. Se você chegar numa enciclopédia vai achar uma definição um tanto totalmente vaga pra musica: é a combinação de sons e silencio ao longo do tempo.
... Sim, e...? uma torneira pingando seria musica?Uma vez um professor meu [novato por sinal] foi cair na besteira de comentar sobre música. Esse é um dos assuntos que não se pode colocar numa aula de psicologia. Qualquer outro curso seria ok, mas psicologia? por favor...pense duas vezes porque sempre tem um engraçadinho [eu, no caso..] que pergunta: "Mas professor, de acordo com a evoluçao, apenas nossas caracteristicas e costumes que tem um valor adptativo passam para as proximas geraçãoes,certo? Então porque o costume de ouvir, criar e *ter prazer* com a musica passou? teve alguma importancia adaptativa? ela não te alimenta, não te fortalece, não te livra de predadores e nem te deixa mais fértil. então....?
professor: "mas veja..olhe bem! a musica tem a capacidade de harmonizar as ondas cerebrais, fazendo com que o cérebro trabalhe mais dinamicamente. Alem do mais, ao longo de todas as culturas, a musica teve um papel importantissimo nos rituais e na união de pessoas. a musica mobiliza as pessoas à socialização e à uniao. Voce quer dizer que isso não é importante?"
Eu decidi parar a discussão porque vi que não ia a lugar algum. O grande mal das pessoas é explicar um fenômeno misterioso com outro fenômeno *igualmente* misterioso. ORA, porque a música tem que harmonizar as ondas cerebrais?? Eu sei que os rituais dos povinhos da tribo não sao nada sem as batucadas, mas porque p*#$& a música tem esse poder de unir pessoas e porque ela é tão importante pra gente?
isso..ninguém responde.
1 comment:
eu tinha escrito coisa pra caralho, mas desisti pq n cheguei num lugar específico..a unica coisa q eu tenho pra dizer agora eh:
aumente o som, coloque um blues e boa segunda-feira
Post a Comment