
F U T U R O L O G I A
“Pessoas bem informadas sabem que é impossível transmitir a voz por fios, e que, se isso fosse possível, não teria nenhuma utilidade prática.”
( The boston post, 1865)
“Daqui a cinqüenta anos escaparemos ao absurdo de se criar uma galinha com o objetivo de comer sua asa ou seu peito, criando essas partes em separados num meio adequado.”
(Winston Churcill, 1932)
“Máquinas voadoras mais pesadas do que o ar são impossíveis.”
(Lorde Kelvin, pioneiro da termodinâmica e da eletricidade, 1895)
“O homem jamais chegará na lua, independente de todos os avanços científicos futuros.”
(Leo Deforest, inventor do tubo de vácuo,1957)
“Aspiradores de pó movidos a energia nuclear serão realidade dentro de dez anos.”
(Alex Lewyt, fabricante de aspiradores de pó, 1955)
“O Brasil é o país do futuro.”
(Lema da ditadura militar, década de 60)
São coisas como essas que nos fazem questionar sobre quem é dono da verdade nesse mundo louco. Platão diz que as coisas que estão dentro de nós vão criar a experiência externa. Aristóteles, seu sucessor, diz exatamente o oposto. Einstein diz que Deus não joga dados com o universo. Stephen Hawking, o nosso “Einstein” contemporâneo diz que ele joga sim, inclusive em lugares que nunca veremos. Agente ouve esse primatas gênios falarem isso, toma um café e diz: “mas então, em quem eu devo confiar?” Ou melhor, será que eu *devo* confiar em alguem, já que nem eles podem manter sua palavra em algumas décadas, que dirá em séculos.
Hoje temos um desafio em frente aos nossos narizes: Construir um robô realmente inteligente. De acordo com a neurociência, se a teoria computacional da mente estiver certa, estamos muito próximos de construir um robô assim. Mas, criar um robô que *sofra* com uma dor de dente, ou que chore pelo fora de uma robôa é um passo bem, mas bem mais delicado. Skinner disse que a questão não era saber se os animais pensavam, e sim, se os HOMENS pensavam. O que devemos fazer agora? Prever fatos? A única previsão certa é a de que no futuro, os futurologistas serão tidos como idiotas.
Enquanto isso, sugiro a você continuar respirando nesse caroço solitário do sistema solar, no quintal da via-láctea. Um quintal que permite-nos sermos humanos
[dan]
3 comments:
pois é rpz, era disso q eu tava falando no post das teorias, n adianta. todos esses caras, devidamente inteligentes, dão seus palpites sobre um futuro baseado na realidade do presente. rídiculo. basta ver um filme fuurista dos anos 80 e outro de hj em dia..
ano 2000 era futuro a pouco tempo atrás.. pra frente é q se anda, pra trás é q se v.. se tentar andar pra tras e olhar pra frente, bate a cara.
todas as coisas no seu devido lugar.
essa porra de neurociência tá te subindo a cabeça né, [trocadilho] uheuhaeuh
ahsuahsas
trocadalho do carilho esse dahhhh
= D
É, adorei isso aqui.
Agora está nos meus favoritos.
Sou a menina maçã-borboleta
bjo
Post a Comment