Monday, January 21, 2008

Agora viva ao Cinema!!!

Amores Brutos, 21 gramas, Babel, Elefante, 2:37, Um Lugar na Platéia, No limite das Emoções, Não por Acaso, 11:14, Crash - No Limite. Além de excelentes filmes o que eles têm em comum?

Basicamente o fato de contar varias historias que passam ao mesmo tempo ou que tem fatos interligados em algum momento.

Não são histórias centradas em apenas um personagem mas em vários personagens fato que faz o filme não ter um personagem principal e sim todso são principais. Esse estilo de filme poderiamos dizer que está na moda, mas também poderiamos dizer que retrata o que o mundo está vivenciando. Por exemplo, dizem que na literatura o romance está perdendo lugar para os contos que são narrativas rápidas e "profundas" ao contrário do primeiro que são narrativas longas e as vezes cansativas. Estamos num mundo onde a rapidez e o maior número de informações adquiradas são cada vez mais valorizadas. Na internet, onde conversamos com muitas pessoas ao mesmo tempo em que lemos notícias do mundo. Notícias atualizadas minuto a minuto.

E isso poderiamos encaixar também no cinema. Fato que é contado de formas, com a mesma idéia mas de maneiras diferentes.

A trilogia Amores Brutos, 21 gramas, Babel do diretor mexicano Alexandro González, podemos dizer que fala da dor, do sofrimento humano, em varias narrativas que se encontram em um determinado momento, em um acontecimento.

Crash - No Limite fala do pré-conceito na sociedade.
Elefante, 2:37 já mostra um pouco da juventude na visão dos próprios jovens ao mostrar o seu dia pelos olhos dele, poderiamos asssim dizer.

Um Lugar na Platéia, Não por Acaso, 11:14. São filmes que mostram vida das pessoas que também, de alguma forma, se encontram em algum momento da história.

Então poderiamos dizer que como são varias histórias, são como contos que com o diferencial que o cinema nos trás esses contos se cruzam de deixa o filme perfeito. E diferentemente dos outros estilos de filme, esses nos fazem pensar em como cada história acabaria e muitas vezes não pensamos como o diretor. Fato que faz o fime ser melhor ainda.

Varias historias, varios finais, variados temas, diversos personagens. Tudo isso em mais ou menos 2 horas de filme. ainda bem que temos varios diretores cada um com um estilo de filmagem.

Assim não cansaremos desses filmes jamais!

Páscoa Negra
Ligados à páscoa cristã com acontecimentos interligados
.
R. Mota




3 comments:

free_fallen said...

Amores Brutos, 21 gramas, Babel, Elefante, 2:37, Um Lugar na Platéia, No limite das Emoções, Não por Acaso, 11:14, Crash - No Limite. Além de excelentes filmes o que eles têm em comum?

Basicamente o fato de contar varias historias que passam ao mesmo tempo ou que tem fatos interligados em algum momento.

Personagens reais...isso também é comum. Quando digo reais, me refiro a cotidiano, a algo que vemos na porta ao lado, sentado num bar...esperando um ônibus.

Psicologicamente humanos...nada de controle emocional cinematográfico(quer dizer um pouco) ou idéias mirabolantes diante de desafios que desencorajaria alguém como eu ou vc(pessoas de verdade).
A mais coisas a serem observadas sobre eles mas vou me ater a isso...e finalizar esse comentário com um resumo sobre o que penso sobre esses filmes:

Amores brutos nunca vi...questão não faço!
21 gramas...xato...dispenso
babel...não merece minha atenção...
Elefante...só no zôo
2:37...ta cedo
um lugar na platéia...bobo
no limite das emoções...ham?
não por acaso...vc já voltou mota?
11:14...to com fome...
Crash...perca o pré-conceito sobre os seus...e desista isso faz parte do ser humano...Cinematograficamente MATRIX EXPLICA

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Está chegando o final do período e se aproximando as "férias". Mais uma vez, resolvi realizar as atividades que sempre ficam pra depois.
Bem, comentar o blog de vocês (ou é só de Mota?!) estava na lista. Já o li algumas vezes mas nunca comentei.
Pena que agora não tenho o que comentar...