
"A busca da felicidade é a maior ilusão de todas. É como tentar chegar no final do arco-íris: quando chegamos, já estamos em outro nivel e automaticamente vemos outro horizonte a ser conquistado. E a felicidade, que devia estar onde a gente chegou, está lá longe de novo. Até quando vamos continuar nesse vai-e-vem do caralho?"
[dan, 2006]
Isso não é um texto de auto-ajuda. Não vim aqui dar dicas sobre como ser feliz em 5 lições, nem dizer o que as pessoas precisam fazer para alcançar suas metas. O que me interessa nesse tema é algo muito mais profundo. As pessoas e as revistas falam direto de felicidade. O lema Seja feliz parece ter substituído o Seja produtivo de algumas décadas atrás. Mas o que é isso que a maioria das pessoas - se não todas as pessoas - se empenham para conquistar?
Todo mundo já sabe e não há razão para entrar em detalhes de como é ser feliz. O problema é até aonde as pessoas estão dispostas a lutar por algo que querem e que supostamente as tornariam felizes. Antes de tudo, elas precisam de algum tipo de referencial: "Como eu saberei se eu posso ou não conquistar tal objetivo?" - porque não faz sentido colocar como uma meta de vida ir à Saturno e achar que só será feliz quando realizá-la - e para isso, as pessoas acabam tomando as outras pessoas como o referencial mais adequado. Os problemas em tomar os outros como referencial são muitos. É a desigualdade, e não a pobreza, a causa da violência. Suponha que você tivesse ganho um aumento de 20% no seu salário. Você ficaria feliz? Não responda. Agora suponha que você conta para todos os seus colegas de trabalho a novidade e eles falam: "Que bom! A gente recebeu um aumento de 50%". Você... ainda ficaria feliz? Como disse Gore Vidal, Não basta ter êxito. Os outros têm que fracassar.
Outro fator que parece sem solução sobre a felicidade é a sua própria adaptação às circunstâncias. Com o tempo, as pessoas vão se acostumando com o seu estado, seja ele bom ou mal, da mesma forma que os olhos se adaptam ao sol ou à escuridão (Pinker, 2005). É uma tremenda ilusão achar que ganhar na loteria o tornaria eternamente feliz. David Myers formulou a frase "Riqueza é como saúde. Não ter te torna um desgraçado, mas ter não te garante felicidade". Também, achar que ficar paralítico te deixaria triste para toda a vida não é tão racional assim. Essa tendência constante de colocar as metas longe de nós levou Peter Bischel, alemão e escritor de contos infantis a comentar que ao longo de todo o mundo as pessoas acabam possuindo o mesmo cotidiano. As comidas e as roupas mudam, óbvio, mas no fundo todos acabam vivendo vidas parecidas. É por isso que quem mora em Nova York pensa "Como deve ser bonita Barcelona" e quem mora em Barcelona pensa "Como deve ser bonita Nova York."
* * *
5 comments:
Post Freudiano
Nostalgia, voltar ao passado, momento pré-edipiano onde se era completo.
Acho que antes tinham bem estabelecidas as regras para a perfeição, mesmo que ela não fosse alcançada.
Hoje, pós-modernismo, mudanças constantes, quais as regras para ser perfeito? Qual o padrão que desejamos alcançar?
Se agente é mais feliz que antes, não sei. Eu nunca lembro do ontem sem pensar no hoje. Você só atravessa o ria para olhar sua margem.
O ontem, só me importa pra pensar no que sinto hoje.
------
Freudiano suficiente?
kkkkkkk
braço e testa
rola no orkut uma frasesinha q as pessoas usam pra se definir (n sei de quem eh, por isso a referência orkutiana) másômenos assim:
"só existem dois dias em q n se pode fazer nada. ontem e amanhã" e é exatamente neles q está a felicidade. hj a unica coisa q podemos fazer eh correr atras dela.
a aquele filme com o will smith a procura da felicidade diz algo asism tb, né? q na hora do presidente americano escrever na cédula americana tres coisas importantes para o homem usou, saude, sei lá o q e a procura pela felicidade. tipo, ele n usou felicidade e sim a busca desta.
é essa busca insatisfeita q faz a terra girar!
felicidade é correr atrás do próprio rabo
[sem nunca morde-lo, claro]
Felicidade.....realmente "existem varias formas" de encontrar ou de buscar a felicidade.
Mas ela simplesmente n chega, n pelo fato de n existir, pq ela existe. Ela n chega pq muita gente quer q ela seja eterna, algo q n é. Sempre vai ter aquele momento em q vc vai se sentir infeliz e irá, realmente, dizer - naquele tempo eu era feliz. Porém mal sabendo vc q no presente é q está a felicidade.
Felicidade n é algo conquistado, e sim o caminho para a conquista. E nesse caminho vc encontrará algo q gostaria de "ter". Então já será outra caminhada para encontrar a felicidade. E ficamos assim até nos encontrarmos com o único mal iremediavel.
Mas de uma coisa é certa, para sermos felizes é preciso q nunca deixemos de porguntar PORQUE.
dizem que a felicidade não é um lugar, é o próprio caminho.
eu acho que faz sentido, afinal é muito melhor sonhar com a coisa do que ter a coisa em si.
eu acho, sei lá.
embora minha professora de sociologia afirme que felicidade não existe. acho que ela diz isso porque é infeliz.
;***** dan
Post a Comment